agesp
Associação dos Gestores Públicos do Estado de São Paulo
03
DEZ
2014

Sinal de Atenção na Gestão Pública Paulista e na carreira de APOFP

Gestão Pública em São Paulo em sinal de atençãoGestão Pública em São Paulo em sinal de atenção


A AGESP – Associação dos Gestores Públicos do Estado de São Paulo é a entidade representativa da carreira de Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas – APOFP, criada pela Lei Complementar 1.034/08 no momento em que o governo do estado de São Paulo fez o diagnóstico das deficiências da gestão pública estadual e percebeu a necessidade de se profissionalizar, com mão de obra especializada, os postos de trabalho do ciclo de planejamento, gestão e controle da administração pública do Estado. Esta medida visou, sobretudo, não só a adequação dos quadros de servidores públicos, alinhados com as modernas práticas de governança corporativa, como também a implementação de melhorias nas políticas públicas oferecidas aos cidadãos.


Foram criados 500 cargos na Secretaria da Fazenda e mais 300 cargos na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, perfazendo um total de 800 cargos de analistas. Infelizmente as atuais condições de trabalho sem a devida valorização oferecida pelo governo, tornaram o cargo pouco atrativo a seus ocupantes e, hoje, a AGESP vem a público alertar a população que acendeu o sinal amarelo, pois atingimos 45% de evasão do quadro de APOFPs, ou seja, quase a metade dos analistas já não pertencem mais à carreira.


A título de informação, a carreira de analista é, por lei, responsável pela execução e controle do gasto público, e o alto índice de evasão da carreira é um dos fatores que pode colocar em risco não só a eficiência da Gestão Pública, como também a prevenção e o combate à corrupção, realizados por meio do controle interno.

About the Author

Leave a Reply

*

captcha *