Apresentação e Programa de Gestão – João, Martim e Salvador

4 minutos de leitura

Prezados Gestores Governamentais,

Saudamos todos os associados da AGESP – APOFPs e EPPs, da Capital e do Interior, de todas as turmas de ingresso. Valorizamos cada particularidade, mas focamos no que nos une.

Nós nos apresentamos individualmente:

  • João Marcelo de Souza Gomes: Sociólogo e ex-diretor da AEPPSP por dois mandatos.
  • Martim Nagayama Nogueira: Graduado em Relações Internacionais e ex-diretor da AEPPSP por três mandatos.
  • Leandro Pires Salvador: Cientista da Computação e ex-diretor da AEPPSP por cinco mandatos.

Nosso trabalho associativo mais recente tem sido focado na fusão entre AEPPSP e AGESP e na unificação de APOFPs e EPPs na nova e fortalecida carreira de Gestor Governamental. Como integrantes da última diretoria da AEPPSP, entendemos que a articulação da qual participamos na época também foi um dos fatores fundamentais para a conquista do PIQ para a 1034.

A partir desta base, apresentamos nossa visão comum sobre como entendemos que deve ser pautado o trabalho associativo em defesa de uma entidade representativa atuante e bem organizada e de uma carreira unificada, adequadamente remunerada, forte, típica de Estado e estratégica para qualquer governo.

Princípios de Atuação: Unidade e Colaboração

Acreditamos que a unificação da representação dos gestores públicos de carreira na AGESP consolida a identidade do Gestor Governamental como uma carreira típica de Estado, que deve ser promovida como uma força estratégica e essencial para o centro de governo do Estado de São Paulo.

Apresentamos nossa candidatura ao Conselho Executivo baseada na unidade de propósito e não na disputa entre blocos. Nosso objetivo é compartilhar nossa experiência acumulada ao longo de 15 anos de trabalho associativo para que a AGESP se fortaleça ainda mais.

Entendemos que o fortalecimento da AGESP é nosso principal instrumento de luta coletiva. Nossos princípios norteadores são: competência técnica, postura republicana e compromisso com o interesse coletivo. Propomos trabalhar lado a lado com todos os eleitos alinhados a esta visão.

Eixos de Luta: Valorização e Defesa da Carreira

Nossa visão é que a unificação deve se traduzir em ganho político e valorização efetiva.

  • Valorização e Direitos: A luta pela valorização real da remuneração e pela manutenção dos direitos conquistados deve ser um pilar estrutural e foco prioritário da AGESP.
  • Reconhecimento e Contra-Narrativa: Promover positivamente as qualidades do Gestor Governamental (profissionais, competentes, responsáveis) e atuar ativamente para neutralizar ataques e difamações direcionados à nossa categoria.
  • Posicionamento Estratégico: Propomos que a AGESP incentive e apoie a atuação dos Gestores em posições técnicas e de maior responsabilidade (órgãos centrais, cargos e funções comissionadas) para que a carreira seja utilizada em seu máximo potencial.
  • Representação dos Associados: Fortalecer o papel da AGESP como entidade representativa dos associados nas causas coletivas e assegurar a representação individual nos interesses legítimos dos associados, promovendo direitos e combatendo qualquer forma de assédio, discriminação ou injustiça, com todos os meios legais e jurídicos cabíveis.

Governança da AGESP: Transparência Radical e Democracia Ativa

Propomos uma gestão moderna, democrática e onde a transparência ativa dentro da AGESP seja uma prática diária e acessível a todos os associados.

  • Transparência Financeira Proativa: Implementar um modelo que garanta máxima visibilidade, incluindo um abrangente Painel de Controle das Despesas, a disponibilização de extratos bancários mensais e comprovantes de todas as despesas de forma detalhada e bem organizada.
  • Memória e Organização Institucional: Preservar a história da AGESP e da AEPPSP, mantendo organizados e acessíveis todos os documentos produzidos pela associação (Ofícios, Atas das assembleias, Documentos associativos, Minutas etc.).
  • Comunicação e Portfólio da Carreira: Já promovemos a unificação dos conteúdos dos sites da AEPPSP e da AGESP em um novo site. Propomos aprimorar o Portfólio da Carreira para divulgar os diversos trabalhos de alta qualidade desenvolvidos pelos gestores públicos, promovendo a atuação e o valor da categoria.
  • Estímulo à Participação: Fomentar o engajamento, a abertura de novas frentes de trabalho e o uso de consultas e pesquisas frequentes para balizar as decisões, reforçando o caráter democrático da AGESP.

Estratégia Externa: Cooperação, Técnica e Firmeza

Defendemos que a AGESP deve sempre manter uma postura republicana e cooperativa com o Governo, alicerçada em técnica e preparo para a defesa da carreira.

  • Diálogo de Qualidade: Priorizar o diálogo com interlocutores do Governo, atuando sempre com alta qualidade técnica na elaboração de materiais e briefings bem preparados para subsidiar as reuniões.
  • Estratégias para Diferentes Cenários: A AGESP deve estar pronta para atuar com foco e energia tanto em cenários de cooperação como de crise e ataques, utilizando todos os recursos legais e políticos para promover avanços e neutralizar retrocessos.
  • Articulação Institucional: Utilizar a força conjunta da AGESP para articular-se com entidades estratégicas e grupos da sociedade civil, potencializando a luta pelo fortalecimento da Carreira de Gestor Governamental.

Nosso Convite e Compromissos

Ao apresentarmos este Programa de Gestão, assumimos publicamente o compromisso de pautar nossa atuação no Conselho Executivo da AGESP pelos princípios, prioridades e propostas aqui descritos. Entendemos que este documento é um contrato de confiança, e consideramos primordial que o conjunto dos associados nos cobre rigorosamente pela execução e aderência a esta visão.

O principal objetivo de nossa candidatura ao Conselho Executivo é alocar nossa ampla experiência, adquirida em muitos anos de dedicação ao trabalho associativo na AEPPSP sempre em estreita colaboração com as gestões da AGESP. Visando o estratégico biênio 2026-2027, que coincide com a eleição para o governo estadual, firmamos o compromisso de exercer o mandato como Conselheiros Executivos, não pleiteando cargos na Diretoria Executiva.

Convidamos todos os associados e, especialmente, os colegas candidatos para o novo Conselho Executivo a unirem-se a estes compromissos coletivos. Nosso objetivo é único: concretizar a valorização da carreira de Gestor Governamental e fortalecer a AGESP como um instrumento de luta coletiva sólido, forte e coeso.

Assumimos compromisso de amplo diálogo com os associados, mas tendo o programa ora apresentado como principal referência de nossa atuação. A força de nossa associação reside na unidade do propósito, superando quaisquer critérios secundários como cargo de origem, órgão de atuação, cidade em que reside ou ano de ingresso na carreira. É com essa visão de serviço, unidade na luta e prestação de contas que nos colocamos à disposição da categoria.

João, Martim e Salvador
Candidatos ao Conselho Executivo da AGESP